top of page

Evangelhinho no Lar de hoje | Gratidão

Neste post, vou te dar o passo a passo para realizar o Evangelhinho no Lar com as suas crianças. O nosso tema será: a prática da gratidão.


Capa do Livro Sopa de Letrinhas de Clé

Como referência, eu vou usar este livro aqui: Sopa de Letrinhas, autor Cleber Galhardi publicado pela editora Boa Nova. Aliás, uma ótima aquisição para fazer Evangelhinho no lar por aí! E se você tem interesse de adquirir a obra, vou deixar o link aqui.


Neste livro, cada página contém uma mensagem representada por uma letra do alfabeto e para trabalhar a virtude da gratidão, vou usar a letra D. Vamos começar?




1. Dia e horário

Escolha um dia e horário tranquilos, em que não tenham nenhum compromisso logo na sequência e no qual suas crianças estejam bem dispostas e, de preferência, longe da hora do soninho.


2. Preparação

Peça que um deles, que já tenha idade suficiente, separe um pouco de água para ser fluidificada durante o estudo, se assim o desejar. Se ainda forem muito novinhos, você mesma (o) pode separar a água. Separe também o livro que será usado no Evangelhinho no lar, que, no nosso roteiro de hoje será o livro Sopa de Letrinhas.


3. Prece Inicial

Se for apenas você e mais uma criança, combine quem vai fazer a prece inicial. O outro fará a prece final. Se for mais de uma criança, podem alternar somente entre as crianças, se elas já tiverem hábito e idade o suficiente para orar sozinhas.


4. Reflexão

Após a prece inicial, você lê a mensagem (se a sua criança já souber ler, pode pedir à ela também). Na sequência, vamos refletir sobre a mensagem. Deixo aqui algumas perguntas que podem direcionar a reflexão:


  1. Quais são as coisas que podemos agradecer à Deus hoje?

  2. Vamos olhar para a nossa casa: pelo quê podemos ser gratos?

  3. Você acha que a vida é um presente? Por quê?

  4. Me conte uma coisa muito legal que aconteceu no seu dia, semana, etc. Você agradeceu a Deus por isso?

  5. Agora me conte uma coisa que não foi tão legal assim. Você acha que temos que agradecer por essa coisa também? Por quê?

  6. Sabia que eu agradeço a Deus todos os dias por ter você em minha vida? Pelo que você pode agradecer a Deus todos os dias?


Essas são apenas algumas perguntas que podem te orientar, mas nem todas as perguntas precisam ser trabalhadas. Geralmente, eu começo com uma ou duas e as minhas crianças vão dando respostas que levam a outras perguntas naturalmente.


5. Prece final

Após todos participarem da reflexão, é hora de fazer a prece final.


6. Encerramento

Cada um toma um pouco da água que foi fluidificada durante o estudo.



ALGUMAS DICAS VALIOSAS

Aqui, nossos estudos são diários (salvo algumas exceções) e o Evangelhinho no Lar dura em média 10 minutos. Como referência, minhas crianças atualmente têm 3 e 6 anos.


No início, pode parecer muita coisa, mas com o tempo você vai ver que este processo vai ficar natural. Eu costumo fazer aqui após o almoço com a minha mais nova (ela estuda pela manhã, então após o almoço fica mais tranquilo pois não temos nenhum compromisso imediato). Se às vezes me esqueço, ela mesma me pergunta: "Mamãe, e o Evangelho?"


Claro que isso demorou para acontecer. No início, quando eles são ainda muito pequenos pode ser que não entendam totalmente, mas não tem problema: você vai conduzindo e pode fazer os comentários sobre a mensagem. Naturalmente, isso se tornará um hábito e a criança entenderá que assim como tomar banho ou escovar os dentes, chega a hora de fazer o Evangelhinho.


A proposta é que seja realmente um estudo diário, mas sabemos que cada família enfrenta uma realidade de rotina diferente. Se não conseguir, a princípio, fazer diariamente, estabeleça uma periodicidade, como 1 ou 2 vezes por semana e aos poucos você vai aumentando, respeitando o seu ritmo e o da sua criança.


Aqui, falo da experiência de fazer o Evangelhinho no Lar com crianças na primeira infância, o que vou considerar de 0 até por volta dos 7 anos. Nesta fase, a atenção e o foco são muito difusos ainda, portanto, tente não prolongar demais (a não ser que as crianças mostrem muito interesse). 5 a 10 minutos são suficientes para que você comece a plantar essa semente de luz no coração dos seus pequeninos por aí!


E então, o que você achou da proposta do Evangelhinho no Lar? Depois de testar por aí, não esquece de voltar aqui neste post e me contar como foi! Vou adorar saber!


Um abraço fraterno para você e para toda a sua família!

Chris

Comentarios


  • Ícone do YouTube Preto
  • Ícone do Instagram Preto
bottom of page