top of page

Meus MELHORES CONSELHOS como MÃE ESPÍRITA


mulher surtando

Como não surtar criando filhos neste atual mundo de provas e expiações que vivemos? Se você está em busca de um passo a passo, pode parar de ler porque eu também não tenho…Brincadeiras à parte, bom, essa é uma ótima pergunta e, sinceramente, nem eu mesma sabia a resposta antes de pensar neste post. É verdade que recebo muitos comentários positivos sobre a forma como escolhemos criar nossos filhos mas, sendo mãe e espírito inferior…já sabe né? Desafios diários e aquele surtinho volta e meia é certo! Contudo…como mãe espírita tem muita coisa que já descobri que dá certo e pode evitar (ou diminuir) os surtos por aí. E para você conhecer estes conselhos, é só ficar continuar lendo!




SURTEI, E AGORA?!?

Hoje vamos falar sobre: surtos na maternidade! Óbvio que não existe fórmula mágica ou passo a passo para não surtar nesta grandiosa missão que temos - e eu estaria mentindo para você se tivesse essa resposta. Mas, não podemos nos esquecer quem é que nos guia nesta missão: sim, Ele, o Mestre por Excelência, nosso guia e modelo Jesus, como nos deixa bem claro os benfeitores espirituais na questão 625 de O Livro dos Espíritos. E o seu Evangelho é o farol que vai iluminar e mostrar o melhor caminho a seguir, inclusive na maternidade, paternidade, enfim, se você tem um papel de educação espiritual na vida de uma criança, cola com Jesus que você vai brilhar!


A TAREFA DOMÉSTICA

Pra começar, não podemos esquecer que escolhemos ser mães e pais - seja nesta encarnação ou antes dela, ainda no plano espiritual. Kardec pergunta na questão 582 de O Livro dos Espíritos se pode-se considerar como missão a paternidade, no que os espíritos respondem:


“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. Constitui, ao mesmo tempo, grandíssimo dever, que empenha, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro.”

mamãe e bebê dormindo


Se é missão, gente, então não é para ser fácil mesmo, viu? Aliás, Emmanuel vai ainda mais fundo na mensagem Educação no lar do livro Caminho, Verdade e Vida, psicografado por Chico Xavier:


A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade.”

Que conselho, né? Então, saibamos honrar a Deus pela confiança que Ele nos depositou ao colocar seus filhos bem amados sob nossa tutela e, ao mesmo tempo, estaremos também construindo nossa própria evolução espiritual ao cumprir a tarefa com responsabilidade e compromisso.


Antes de compartilhar com você meus melhores conselhos como mãe espírita, quero te pedir para ajudar a espalhar a mensagem do Leiturinha Espírita, compartilhando este post com alguma mãe ou pai que possa gostar deste conteúdo!


5 DICAS PARA VOCÊ


Agora sim, é hora de te dar algumas dicas sobre o que está funcionando por aqui e, quem sabe, possa te inspirar por aí também né!


Dica 1: desapegue do modelo de mãe perfeita

Aliás, mãe perfeita não tá mais se usando viu? Somos espíritos imortais no caminho da ascensão para Deus. Nós, espíritas, sabemos que a Terra é um planeta de provas e expiações, logo, a maior parte de nós que aqui estamos encarnados estamos longe de sermos espíritos perfeitos. Queremos errar com nossas crianças? Não. Vamos errar assim mesmo? Sim. Porém, ao se culpar pelos erros você está se desviando do autoamor e, mais - está vivendo no delírio de uma perfeição que ainda não existe. Ao fazer isso, você está produzindo uma autoimagem equivocada de si mesma, e isso só vai gerar mais frustração e angústia. Gritei com meu filho? Gritei. Vou me culpar por isso? Não. Também estou aprendendo a ser mãe e a ser um espírito melhor a cada dia. Você teve uma atitude equivocada - você não é o seu erro. Porém, se identifiquei em mim o erro, preciso encontrar ferramentas para trabalha-lo; enxergar este erro como um aprendizado para uma próxima oportunidade. Vou falar mais sobre isso no próximo conselho.


Dica 2: busque ferramentas espirituais

Se eu quero pendurar um quadro na parede, vou precisar de uma martelo para bater o prego. O que vai acontecer se eu tentar enfiar o prego na parede com a minha mão? Vou me machucar, no mínimo, e posso até mesmo nem conseguir atingir o meu objetivo. Assim é com a criação de nossos filhos. Se estamos sem paciência, nervosos, gritando, ameaçando ou comentendo quaisquer outras atitudes que não gostaríamos de ter, então temos que admitir que estamos tentando enfiar o prego na parede com a mão. Falta ferramenta. Falta o martelo espiritual que vai nos dar a condição, a força de sermos assertivas. E de qual ferramenta estamos precisando? Aí é um exercício de autoconhecimento. Pode ser que você precise estudar mais o Evangelho e a Doutrina; pode ser que você precise assistir alguns vídeos sobre como lidar com birras ou fazer uma disciplina positiva. Pode ser até mesmo que você está estressada por não ter um tempo para você e está descontando em suas crianças. Que tal pedir ajuda? Alguém que possa ficar com sua criança uma vez na semana por alguma horas para você relaxar um pouquinho? Ou também pode ser que você precise procurar uma ajuda especializada, como um atendimento fraterno no Centro Espírita ou mesmo um psicólogo. Vale qualquer auxílio aqui, inclusive o espiritual! Peça ao seu espírito protetor que te ajude a descobrir qual ferramenta está lhe faltando. Tenho certeza que receberá uma intuição e encontrará o seu caminho.


Dica 3: disciplina, disciplina, disciplina

Essa história você conhece, né? Chico queria saber do que ele precisava para o bom cumprimento de sua tarefa aqui na Terra, no que seu guia e mentor espiritual Emmanuel respondeu: você precisará de 3 coisas - primeiro, disciplina, segundo, disciplina e terceiro, disciplina. Nós, como espíritos inferiores e rebeldes, frequentemente queremos nos opor às regras, como se isso fosse alguma vantagem. Muitos dizem que disciplina apriosiona; mas, como diria a canção: Disciplina é liberdade. A disciplina pode ajudar a proteger as pessoas de tentações diárias e a viver de forma a alcançar benefícios e recompensas a curto e longo prazo. Por exemplo, acordar cedo pode ser um primeiro passo para estabelecer um padrão para o resto do dia. A disciplina também pode ajudar a desenvolver bons hábitos e rotinas, o que pode gerar uma sensação de bem-estar. Além disso, a disciplina pode ajudar a prevenir condições psicológicas e emocionais como a ansiedade e a depressão. Comece desde cedo a cultivar o hábito da disciplina em suas crianças e você verá o quanto a vida cotidiana fica mais fácil. Assim, eles têm previsibilidade, sabe o que vai acontecer na sequência e isso cria um clima de paz e hamornia no lar. Todos os livros que temos sobre a vida no plano espiritual mostra espíritos superiores altamente disciplinados. Já pensou o que isso quer dizer?


Dica 4: o poder do hábito

Como professora, eu sou fascinada por neurociência e os mecanismos de aprendizado nas pessoas. Em meus estudos, entendi que para aprender qualquer coisa, qualquer habilidade neste mundo, um ingrediente é essencial: a frequência. Nosso cérebro é altamente seletivo e não vai perder energia armazenando informações inúteis em sua superfície. Por exemplo: se você quer aprender a tocar violão, não adianta praticar meia hora por semana. Ao fazer isso, seu cérebro vai pensar o seguinte: nossa, ele passa tão pouco tempo fazendo isso, então não é tão importante, vamos deixar essa informação armazenada lá nos porões”. Por isso, na próxima semana quando você pega o violão parece mais difícil ainda, pois o seu cérebro tem que desarquivar a informação e isso leva tempo. Ao passo que, se você praticar todos os dias, ele deixa aquela informação mais fácil de ser alcançada, e no próximo dia você avança mais, toca melhor e isso te gera motivação para continuar. Assim é também no plano mental: incutir hábitos espirituais saudáveis em sua família é a chave para gerar essa motivação. A benfeitora Joanna de Ângelis nos recomenda que façamos o estudo do Evangelho no Lar em casa pelo menos 1x por semana. Aqui no meu lar, ampliamos isso e fazemos o Evangelhinho no Lar com nossos filhos todos os dias. É uma grande oportunidade de aprendizado e reflexão - para eles e para nós. Desta forma, abrimos as portas do nosso Lar para Jesus diariamente e reafirmamos o compromisso de educação espiritual de nossas crianças, recebendo muitas benção do plano superior. Ao lidar com seus próprios desafios do dia a dia, percebo que as minhas filhas, por exemplo, já tem acervo vindo destes estudos e são capazes de fazer melhores escolhas do que antes. Outro dia, estudamos a parábola do bom samaritano no Evangelhinho no lar. No dia seguinte, aconteceu uma situação na escola da minha filha mais velha em que ela auxiliou um colega. Ao me contar o caso, ela disse que tentou agir como o bom samaritano do estudo. Maravilhoso, né? E tenho certeza que vários dos avanços que elas demonstram, como tentar controlar suas emoções mais primitivas, são fruto dos estudos que realizamos todos os dias, demonstrando mais uma vez o poder do hábito. Se você quer aprender a fazer o Evangelhinho no lar por aí também, vou deixar um vídeo aqui neste link. Se quiser adquirir o nosso guia “30 dias de Evangelhinho no Lar” - um e-book que vai te ajudar demais neste estudo - basta tocar aqui!


Dica 5: eduque a si mesma

Busque estudar diariamente, refletir sempre sobre alguma mensagem evangélica ou espírita. Prepare-se para os desafios diários, fazendo uma prece rogando auxílio aos benfeitores em sua nobre tarefa. Ninguém está desamparado nesta Terra, muito menos você. Mas, como nos ensina O Evangelho Segundo o Espiritismo no capítulo 17 - Sede perfeitos: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. Educar é também educar-se. Acolha-se quando necessário, mas não esqueça que se você conta com o amparo espiritual, Deus conta com você para educar seus filhos e colaborar na mudança deste planeta. E você só poderá fazer isso se tiver certeza do que está fazendo. Lembre-se de que temos “duas asas”: a intelectual e a moral. E, apesar de considerar a superioridade da segunda sobre a primeira, frequentemente desenvolvemo-nos primeiro em intelectualidade. Faça a sua parte. Não deixe a preguiça ou as telas roubarem o seu valioso tempo. Reserve tempo para o lazer, mas, sobretudo, reserve tempo diário para se educar espiritualmente, reserve tempo diário para Deus e tenho certeza que você estará mais preparada, a cada dia, para lidar com os desafios do caminho. Com conhecimento, fica sempre mais fácil decidir qual caminho escolher, qual caminho nos levará ao avanço moral que tanto necessitamos. Busque ter acervo espiritual sempre disponível, pois, nas horas de dificuldade, a espiritualidade terá onde encontrar as informações que você precisa, dentro de você mesma, e coloca-las à sua disposição para que você possa enfrentar melhor os desafios do cotidiano.


mulher estudando


E, para encerrar querida irmã, querido irmão que aqui está, lembre-se sempre do recurso que está à sua disposição 24 horas por dia: a oração! Não hesite em pedir ajuda aos amigos benfeitores, principalmente quando estiver à beira do surto: eles irão te intuir. Faça a sua parte e o céu te ajudará. E, se surtar mesmo assim não se esqueça: você não é o seu erro. Tome-o como uma lição aprendida em seu coração e siga em frente. Encontre consolo também em Josué 1: 9:


“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Te desejo sabedoria, coragem e fé para conseguir cumprir os maravilhosos desígnios do Senhor em sua família! Se este conselhos lhe foram úteis, aproveita para conhecer também nosso canal do YouTube! Espero te rever por aqui em breve.


Um abraço fraterno no seu coração!

Chris


Comentários


  • Ícone do YouTube Preto
  • Ícone do Instagram Preto
bottom of page