top of page

Evangelizar não é decorar versículos | Você sabe o que é, de verdade?


Você leva sua criança na Evangelização Infantil no Centro Espírita, lê passagens do Evangelho na Bíblia pra ela, mas, você sabe o que é evangelizar, de verdade? A palavra "evangelho" deriva do grego "euangelion", que significa "boa notícia" ou "boas novas". No contexto cristão, refere-se à mensagem central do cristianismo, que tem como modelo e guia Jesus Cristo.


Então, para nós, mães e pais espíritas, evangelizar não é só levar a criança ao Centro Espírita no fim de semana.

Evangelizar é se alegrar, todos os dias, por poder levar a boa nova, os ensinamentos do Mestre Jesus para os nossos pequenos e pequenas. Evangelizar pode ser orar juntos pra praticar a virtude da fé. Ou sentar-se à mesa para o café da manhã e agradecer pela refeição, exercitando a virtude da gratidão. Ou ainda, balançar na rede juntos apenas exercitando a alegria de viver.

mãe abraçando criança

Evangelizar pode ser um abraço após um dia difícil. Pode ser um cafuné na hora do choro e pode ser o silêncio na hora da ira. Evangelizar pode ser o treino da paciência na hora de ajudar no para casa. Pode ser o exercício da tolerância quando pela milésima vez você fala com o menino que tem que escovar os dentes após o almoço. Evangelizar pode ser uma noite em claro, velando pelo sono do bebê com febre. Pode ser a lágrima que cai quando sua criança diz que você é a mãe mais linda do mundo, mesmo estando descabelada e cheia de remela no olho. Evangelizar pode ser um desenho que sua criança traz da escola dizendo que você é a pessoa mais importante do mundo pra ela. Pode ser ainda um olhar de acolhimento após uma atitude incorreta, o respiro antes da cólera indevida, o afastamento temporário para voltar a si e a leitura de uma passagem que mostra o que fazer - quando você não tem absolutamente nenhuma ideia do que fazer.


Evangelizar pode ser cozinhar, limpar, dar banho, cuidar, renunciar. Pode ser tudo isso junto ou separado.

Em alguns dias, você vai evangelizar pela palavra mas em outros (e talvez na maioria deles), você vai evangelizar sem dizer uma só palavra. Então, lembre-se: todos os seus atos da vida comum espelham o que você quer passar pra sua criança. A forma como você enxerga o mundo será o caminho mais verdadeiro na hora de evangelizar. As suas palavras evangelizam no lar, assim como o seu silêncio. E, no fim do dia, o importante é entender que ser instrumento para espalhar a "boa nova" do Mestre no mundo é sempre motivo de alegria, mesmo que você esteja sob lágrimas de exaustão e sacrifício.



Um abraço fraterno no seu coração!

Chris Lacerda


Comentários


  • Ícone do YouTube Preto
  • Ícone do Instagram Preto
bottom of page